Pré-fácil, pós-fácil & outras facilidades

R$ 50,00
. Comprar  
PRÉ-VENDA

Já havia algum tempo que a Ventura Editora esperava a oportunidade de publicar – escusando-me pela metonímia – o premiado escritor baiano Almir Zarfeg. Pois bem. A oportunidade chega nessa ocasião especial em que a editora celebra 10 anos de atividades, o que muito me honra e alegra.
Pré-fácil, pós-fácil & outras facilidades, cujo título exprime a marca da ludicidade, uma das características zarfeguianas, vai além de uma seleção de resenhas, paratextos, ensaios e notas sobre relevantes trabalhos literários.
Peço desculpas ao estimado Zarfeg por discordar de sua humilde apresentação, quando se refere aos textos comentados como “apenas impressões”. No meu ponto de vista, trata-se de uma profunda imersão feita com sensibilidade, conhecimento teórico e excelência na escrita opinativa.
E mais: Zarfeg empresta à referida obra a mesma segurança, competência e fluidez com que domina outros gêneros, fato que se demonstra em seu ecletismo já que tem postado/publicado poemas, contos, minicontos, microcontos, crônicas, romances, entre outros.
Com efeito, sua palavra analítica ganha um significativo registro neste livro como um grande e qualificado retorno crítico a seus respectivos autores. 
Evoé, Zarfeg! Agora, orgulhosamente, você faz parte do portfólio da Ventura Editora.
 
Jorge Ventura

Sobre o autor

Almir Zarfeg é graduado em letras e pós-graduado em teoria literária. Iniciou-se na literatura com a obra poética Água Preta (Asbrapa, 1991), atualmente na 5ª edição (Lura Editorial, 2021). A primeira vez de Z. (Clube de Autores, 2009) é sua primeira incursão na prosa.

Participa de instituições literárias dentro e fora do país, como União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), Academia de Letras do Brasil (ALB) e Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). Também é delegado da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), embaixador cultural da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) e presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras (ATL) – que ajudou a fundar e da qual foi o primeiro presidente eleito e reeleito. Seu nome consta do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia e da Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos. Em 2017, recebeu o título de Personalidade de Importância Cultural, concedido pela União Baiana de Escritores (UBESC).

Em 2022, fez parte da coleção Flores do Caos (Selo Starling) com a obra 1966. Um tributo ao bicentenário de nascimento do poeta francês Charles Baudelaire. Em 2023, ganhou o Prêmio Stella Leonardos de Poesia, organizado pela Academia Carioca de Letras (ACL). Em 2024, recebeu o VI Prêmio APPERJ pelo conjunto da obra (poema, conto, crônica, infantil, romance e reportagem) e o Prêmio Ecos da Literatura, entre outros.

Em 2025, protagonizou um sem-número de ações e conquistas, com destaque para sua participação na série Todo poema é um filme (Villa Olívia Artes) com o texto Perguntar não ofende. Prêmio Yoshio Takemoto com o poema Entrelinhas. Prêmio Off Flip de Literatura com o poema Camões hardcore. Participação na coletânea Contos em Miniatura (Editora Comala) e no sarau Eu também leminsko (Editora Arpillera) durante a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Publicação de Ave, Aldravia! (Caravana Grupo Editorial). Presença na VIII Mostra de Poesia Contemporânea da APPERJ. Finalista do Prêmio Claudio Willer de Poesia (UBE-SP) para livros inéditos. X Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho com o poema Chega de Saudade. Prêmio MicroConto de Ouro (Casa Brasileira de Livros) com o texto Clariceana. Concurso Literário Abrames (nas categorias conto, crônica, aldravia e haicai). Prêmio Pluma de Ouro (Melhor Livro de Poesia de 2025) pela obra Ave, Aldravia!. Lançamento de A Nuvem (poemas) pela Editora M.inimalismos e Ita & Ibira (poemas) pela Opera Editorial. Participação na coletânea Ipês e Montanhas (Aldrava Letras e Artes) em homenagem aos 25 anos do Movimento Aldravista.

Neste 2026, quando o artista completa 35 anos de trajetória lítero-cultural, estão programadas algumas atividades, como o lançamento da 6ª edição de Água Preta – revista e ampliada – e a montagem de uma exposição da vida e obra do autor.

A boa notícia é que Almir Zarfeg já começa o ano apresentando sua mais nova obra na praça. Trata-se deste Pré-fácil, pós-fácil & outras facilidades (Ventura Editora), que reúne os textos mais, digamos, teóricos e reflexivos produzidos pelo autor nos últimos anos. Então, leitores, foi dada a largada comemorativa.
Veja também