Sobre Outras Urbanas
Em Outras Urbanas, o escritor Jorge Ventura, no auge de sua maturidade poética, trata da relação do homem consigo mesmo e com a sociedade que o cerca nas grandes cidades. Os poemas jogam luz sobre o que há de mais prazeroso, alucinante e, ao mesmo tempo, caótico e decadente nos centros urbanos.
A característica primordial desta obra está na junção do signo verbal ao icônico (desenhos, fotos, imagens, alternância do preto e branco no fundo da página e/ou na mancha do texto), num belo projeto editorial da Ventura Editora, com execução/montagem do designer Gustavo Gama e desenhos de Val Mello, fazendo o leitor transitar entre o poético e a realidade.
Sobre "Palavra e Poesia"
"Poesia que se pensa. Poeta que se espelha em seus versos. Poemas que descrevem o próprio universo da criação artística. Debruçar-se sobre a própria matéria de que se compõe o poema, fazendo dele a ponte entre o criador e sua obra num jogo de espelhos que se reflete o sentido cósmico da poesia. (...) Em Palavra & Poesia, manifesta-se uma das tendências da arte contemporânea: ter como fulcro a própria matéria de que se faz. Assim, na Poesia, o discurso poético se verbaliza em sua função metalinguística."
- Claudia Manzolillo
Sobre o autor
Jorge Ventura é escritor, roteirista, editor, ator, jornalista e publicitário. Tem pós-graduação em Marketing e Didática do Ensino Superior. Possui dez livros publicados e participação em dezenas de coletâneas e antologias nacionais e estrangeiras. É presidente da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro), vice-presidente da ABLAP (Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz), titular do Pen Clube do Brasil, membro diretor da UBE–RJ (União Brasileira de Escritores) e um dos integrantes do grupo Poesia Simplesmente. Recebeu diversos prêmios, em nível nacional e internacional, como autor e intérprete. Tem poemas vertidos para o inglês, o francês, o espanhol, o italiano e o grego. É sócio-proprietário da Ventura Editora e da Editora Iniciatta.